DNIT marca presença nas celebrações do Dia da Árvore de Camaquã


Publicada em 30 de Setembro de 2025

No último dia 23, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou da comemoração do Dia da Árvore (21 de setembro), promovida pela Prefeitura Municipal de Camaquã no Novo Centro de Eventos do Complexo Poliesportivo Ruy de Castro Neto (Prainha).   

A equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba - Pelotas) montou seu tradicional estande no evento. Além de apresentar informações sobre as medidas ambientais adotadas no empreendimento, foram expostos os animais taxidermizados (empalhados), cedidos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), despertando a curiosidade do público para a fauna local.

Estudantes das escolas municipais José Antônio Netto, Bento Francisco Dias, Mahatma Gandhi e Marina de Godoy Netto participaram ativamente da programação, plantando 17 mudas – sete de coqueiro jerivá e 10 de chuva-de-ouro. Em seguida, realizaram um passeio pela trilha ecológica da Prainha, acompanhados por profissionais das secretarias municipais de Educação e Desporto (SMED), do Meio Ambiente (SMMA) e a Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTDS) envolvidas na ação. O encerramento foi marcado por um momento simbólico, em que balões coloridos com sementes de espécies nativas foram lançados aos céus. 

Presença especial
O Tamanduá-mirim – mascote escolhido para representar o trabalho da Gestão Ambiental por pertencer à fauna regional e estar ameaçado de extinção – chamou a atenção dos participantes. Crianças e adultos aproveitaram a oportunidade para tirar fotos e interagir com o personagem.

O simpático animal seguirá participando das atividades educativas, inspirando reflexões sobre a importância dos cuidados com os animais nas pistas, da conservação ambiental e das riquezas naturais.