Estudantes realizam segunda etapa de projeto turístico do DNIT


Publicada em 09 de Outubro de 2023

Depois de vários dias de chuva, os alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Pelotense foram recebidos por uma manhã ensolarada no centro histórico da Capital Nacional do Doce. Na primeira sexta-feira de outubro, os estudantes realizaram mais uma etapa das oficinas “Educomunicação e Turismo no Contexto da BR-116/RS: território, participação, natureza e cultura”. 

O projeto é uma iniciativa da equipe de Gestão Ambiental a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas obras de duplicação da BR-116, que, em Pelotas, atua em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI) e de Educação e Desporto (SMED). A proposta é estimular o protagonismo comunitário na expansão dos potenciais turísticos de municípios atravessados pela rodovia e localizados na Costa Doce Gaúcha, utilizando ferramentas do audiovisual como instrumento pedagógico.

Atualmente, a turma do Pelotense está realizando as atividades do segundo módulo do projeto. Esse momento compreende saídas de campo dos alunos para registrar, em foto e vídeo, dados e impressões a partir dos temas de trabalho definidos pelos participantes na fase inicial. 

Percorrendo prédios centenários no entorno da Praça Coronel Pedro Osório, os estudantes puderam ouvir histórias e curiosidades sobre as construções e o modo de vida dos primórdios no município. A área é um dos sete setores que compõem o Conjunto Histórico de Pelotas, tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2018.

As próximas atividades externas acontecerão em novembro e preveem visitas à orla da Praia do Laranjal e ao Museu Municipal Parque da Baronesa.