DNIT celebra o Junho Ambiental em Tapes


Publicada em 26 de Junho de 2023

Estamos no mês dedicado a importantes reflexões acerca das atitudes, individuais e coletivas, necessárias à qualidade de vida no planeta e à garantia das condições adequadas à existência das gerações futuras. Dentro do propósito do Junho Ambiental, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou atividades em Tapes, município vizinho às obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba – Pelotas). 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, em parceria com as secretarias do Meio Ambiente e de Educação e Cultura, foram promovidas oficinas educativas com a comunidade escolar. Os estudantes das escolas municipais de ensino fundamental José Divino B. Pereira e Martha P. Barbosa puderam discutir sobre os impactos da produção de lixo e os problemas gerados à sociedade quando há depósito em locais inadequados e jogado nas rodovias. Participaram também de uma dinâmica para ampliar os conhecimentos a respeito dos diferentes tipos de resíduos e do descarte correto de cada um, além de receberem orientações quanto à destinação dos recicláveis às cooperativas do município.

No Instituto Coronel Patrício Vieira Rodrigues, a equipe esteve presente em duas oportunidades. Durante a oficina de "Educação Ambiental e Educomunicação", ocorrida no dia 6, foram trabalhadas ferramentas de comunicação social com os alunos, para a elaboração de campanhas educativas e de engajamento. O objetivo do processo todo, iniciado com essa primeira atividade, é estimular o senso de pertencimento e a participação dos jovens como cidadãos, atuantes na construção de projetos para o desenvolvimento dos potenciais do município. Aspectos como o turismo local, a geração de emprego e renda, a conservação da biodiversidade, a preservação da cultura e da memória locais foram algumas das questões propostas.

Mostra

Já no dia 16, o DNIT participou da “Mostra Científica das Escolas da Rede Estadual”, cujo tema foi “Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar”. No local, a equipe prestou informações relacionadas às ações de gestão ambiental desenvolvidas nas obras da rodovia e forneceu orientações sobre a fauna nativa da região, utilizando exemplares de animais taxidermizados, ou seja, empalhados. Os bichos, que atraíram a curiosidade de estudantes e professores, fazem parte do acervo pedagógico do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel).

Ainda para compor a programação dedicada à educação ambiental, a equipe prestará orientações sobre o descarte correto de resíduos em uma feira educativa organizada pelo município para o público em geral. No mesmo dia, haverá a apresentação de “Gambano e os Aventureiros Ambientais”, projeto que teve início nas obras de duplicação da BR-116/RS. Com músicas que exaltam a fauna e a flora do Sul do país, chamam a atenção para o cuidado com a água, estimulam a reciclagem e tratam de outros importantes assuntos para a conservação da vida, o show educa enquanto diverte. O evento, previsto inicialmente para o dia 10, foi adiado devido às chuvas e terá nova data definida em breve.