DNIT promove reflexões sobre desenvolvimento turístico em instituições de ensino


Publicada em 21 de Novembro de 2022

Desde a fase de cocriação em parceria com os 12 municípios retratados*, o documentário "Costa Doce Gaúcha – BR-116/RS: Mais que um caminho, um destino!" tem sido utilizado como fonte de estímulo ao reconhecimento das potencialidades latentes nas belezas naturais, históricas e culturais pela comunidade do extremo sul do Brasil. Realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia responsável pelas obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba a Pelotas), o objetivo do material é fomentar o desenvolvimento turístico das cidades interceptadas pelo trecho rodoviário, conforme Programa de Apoio Técnico aos Municípios da Área de Influência. 

Depois de seu lançamento este ano, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), e sua ampla divulgação em conjunto com as prefeituras municipais envolvidas na produção, o vídeo vem sendo trabalhado pela equipe de Gestão Ambiental do empreendimento em instituições de ensino. O foco tem sido ampliar as reflexões sobre a relação do protagonismo comunitário na construção de um turismo local mais forte e sustentável, utilizando também ferramentas audiovisuais para aumentar o alcance da comunicação. Além disso, os participantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre os benefícios econômicos e de mobilidade previstos com as obras de duplicação da BR-116/RS, seu processo de licenciamento e os programas ambientais executados.

Entre julho e novembro, cerca de 520 estudantes de escolas públicas de ensino fundamental, médio, técnico e superior de diversos municípios já estiveram em atividades envolvendo o documentário. Participaram ainda 79 educadores em uma oficina no Centro de Eventos Inúbia de Arambaré. Estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e Administração também conheceram o documentário durante a Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), ocorrida em Tapes, assim como os participantes do Projeto Diálogos Sustentáveis do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), no campus de São Lourenço do Sul.

Segundo a professora de Matemática Aline Thurow, que entrou em contato com o DNIT solicitando a realização do debate no Instituto Estadual XV de Novembro, em Arambaré, “o que mais me chamou atenção são os recursos que a nossa região oferece e que podemos transformar em pontos turísticos, numa mistura de exploração com preservação”. “Ao mesmo tempo que abrimos as portas para turistas visitarem nossos lugares estaremos conservando histórias de pessoas passadas”, explicou.

Encerrando o ciclo deste ano, a equipe de Gestão Ambiental partiu do documentário para realizar uma oficina de Educomunicação na XI Feira de Ciências (FECIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) de Camaquã. Uma das responsáveis pela organização do evento, a professora Aléxia Fernandes Rocha, ressaltou que o encontro “proporcionou reflexões sobre a importância das mídias para a educação, conscientização e sensibilização da comunidade para questões sociais e ambientais”. 

A continuidade do trabalho está prevista para 2023, contemplando outras instituições de ensino. Até lá, já é possível assistir ao vídeo no canal do YouTube da STE - Serviços Técnicos de Engenharia, Gestora Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, ou acessando diretamente este link.

* No sentido norte-sul: Guaíba, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul, Tapes, Camaquã, Arambaré, Cristal, São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre, Pelotas