Atividades lúdicas e música abrem a Semana Nacional de Trânsito no RS


Publicada em 24 de Setembro de 2019

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – por meio da unidade local de Pelotas (RS) – participou de atividade em comemoração à Semana Nacional de Trânsito organizada pela Divisão de Trânsito dos municípios de Camaquã e de Eldorado do Sul, na última quarta-feira (18). O evento foi realizado na praça Zeca Netto, em Camaquã, com atividades lúdicas e apresentação do projeto Canção dos Bichos – Rock & Natureza para comunidade local. A equipe do Programa de Educação Ambiental da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS participou do encontro, que durou o dia todo.

No turno da manhã, os estudantes dos 3º e 5º anos do Grupo Escolar Manoel da Silva participaram de dinâmicas com simulação de situações cotidianas de trânsito. Os alunos usaram chapéus em formato de carros, ônibus e caminhões e responderam questionamentos referentes ao uso de cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e atenção com os pedestres. Além disso, ouviram – junto do público presente na praça – as músicas do projeto Canção dos Bichos – Rock & Natureza, voltado para a temática de fauna e flora local.

No turno da tarde, os frequentadores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município também participaram da ação. Além de serem recepcionados com apresentação do projeto musical Canção dos Bichos, receberam material educativo e a máscara da mascote da BR-116/RS, o tamanduá-mirim.
Semana Nacional de Trânsito - A Semana Nacional de Trânsito foi estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro, em 1997, e tem como objetivo conscientizar o maior número de pessoas em todo o país com a reflexão de que um trânsito seguro depende de todos os atores envolvidos (pedestre, condutor, ciclista e passageiro). Para isso, diversos eventos e ações educativas são realizados por órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito, em diferentes regiões.

No DNIT, as superintendências regionais realizam atividades do Galera do DNIT, um projeto itinerante – realizado desde 2016 – que tem como objetivo transmitir noções básicas de educação para o trânsito a crianças que transitam por rodovias e estudam em escolas próximas a elas. As ações serão feitas de 18 de setembro a 18 de outubro, em instituições espalhadas pelo país.