Trabalhadores da duplicação da BR-116/RS são sensibilizados contra o uso do tabaco


Publicada em 18 de Maio de 2018

Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem ser registrados somente este ano no Brasil 31.270 novos casos de câncer de pulmão e outras 7.670 pessoas devem ser acometidas pela doença na laringe. O consumo de produtos derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo e narguilé) é a principal causa da enfermidade nestas áreas. Com o objetivo de alertar os trabalhadores da duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, e em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), por meio da Gestão Ambiental do empreendimento (STE S.A.), promoveu atividade sobre o tema nas frentes de obras.
A ação, realizada no último dia 16, sensibilizou 75 colaboradores por meio do diálogo e distribuição de material informativo do Ministério da Saúde. A equipe alertou sobre os riscos ao consumirem tabaco, enfocando a incidência dos cânceres de pulmão e garganta e, que fumar ainda pode causar impotência sexual.  
A data - Celebrado há 30 anos o Dia Mundial sem Tabaco foi criado pelos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data visa alertar para a epidemia do tabaco e para as mortes que o uso da substância causa. Segundo o Inca, 12,6% de todas as mortes no país podem ser associadas ao tabagismo e que mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas a cada ano. Mais informações sobre o assunto podem ser consultadas no link:  www.inca.gov.br/diamundialsemtabaco.