DNIT e Gestão Ambiental da BR-116/RS juntos pela conservação da qualidade da água


Publicada em 22 de Março de 2018

Celebra-se nesta quinta-feira (22/03) o Dia Mundial da Água. A data está no calendário mundial para sensibilizar e conscientizar governos e a população em geral que este bem natural precisa ser cuidado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), por meio da Unidade Local de Pelotas e em conjunto com Gestão Ambiental da duplicação da BR-116/RS, em atenção ao licenciamento ambiental, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realiza periodicamente ações que visam a mitigação de possíveis impactos que a obra possa ocasionar nos recursos hídricos ao longo das obras. Entre as medidas estão atividades de educação ambiental em escolas dos municípios interceptados pelo empreendimento e o monitoramento da qualidade da água.

Este ano, duas escolas de São Lourenço do Sul foram as primeiras a receber ações realizadas pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) sobre a água. Mais de 60 crianças dos 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sady Hammes participaram, no dia 13 de março, de atividade lúdica sobre a importância e o uso deste recurso natural. Após apresentação, todos fizeram desenhos sobre o que aprenderam. Os trabalhos dão origem ao “Livro das Águas”, que é entregue aos professores de cada turma participante como lembrança da atividade.

Na EMEF Germano Hübner a ação do PEA consistiu em palestras para 267 alunos do pré-escolar até o 9º ano. Na ocasião, de acordo com a idade dos alunos, abordou-se de formas diferentes os cuidados para a preservação da água. Para as turmas até o 4º ano a equipe usou cartazes ilustrativos e uma linguagem mais lúdica. Já para os demais estudantes o recurso para falar do assunto foi a elaboração de  uma apresentação transmitida no telão.

Já em atenção à manutenção das condições dos cursos hídricos impactados pela duplicação, a Gestão Ambiental realiza trimestralmente a coleta e análise de amostras de água de 14 arroios e um rio, entre Guaíba e Pelotas. O objetivo é identificar eventuais alterações que possam estar relacionadas à implantação da nova pista da BR-116/RS. Em janeiro deste ano foi realizada a 22ª campanha de monitoramento da qualidade da água. Dos resultados obtidos, os técnicos constataram que não foram registradas alterações desde o início dos trabalhos de construção da nova pista.

Dia Mundial da Água

Em 22 de março de 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água. Composta por 10 artigos ela apresenta medidas, sugestões e informações que auxiliam na sensibilização e conscientização dos governos e população mundial para a proteção deste recurso natural. Desde então, nesta data celebra-se o Dia Mundial da Água. Leia o que diz o documento no link: http://bit.ly/1KgUa3S