DNIT realiza campanha de monitoramento da água na BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas


Publicada em 23 de Outubro de 2017

A manutenção da qualidade dos recursos hídricos interceptados pelas obras de duplicação da BR-116/RS, em execução pela Unidade Local, entre Guaíba e Pelotas, é uma das premissas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado (DNIT/RS). A cada três meses, uma equipe da Gestão Ambiental deste empreendimento coleta amostras de água de 15 arroios e rios para análise. A 21ª campanha ocorreu na primeira semana de outubro.
O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, um dos mais de 20 Programas Ambientais executados durante a duplicação, tem entre os objetivos acompanhar as condições dos cursos d’água e, se necessário, propor ações para mitigar impactos. Por meio dos níveis de turbidez, por exemplo, podem-se identificar interferências devido à movimentação de máquinas nas margens de corpos hídricos ou de processos erosivos em taludes. 
A amostragem é realizada em dois pontos de cada um dos 15 locais, sendo acima (montante) e abaixo (jusante) das obras, para análise de 22 parâmetros. Cinco podem ser conferidos em campo com a utilização de aparelhos: A turbidez, que mostra a quantidade de sólidos em suspensão, é analisada com o turbidímetro, enquanto a temperatura, pH, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido são identificados com o uso de uma sonda multiparâmetros. 
Aproximadamente nove litros de água por ponto são enviados, no mesmo dia da coleta, para análise em laboratório, que indicará aspectos bacteriológicos e físico-químicos da água. A identificação de possíveis danos ocorre por meio da avaliação destes dados - que são cruzados com informações da precipitação pluviométrica do período - e seguem os limites de classificação da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 357/05. Até a última campanha nenhuma interferência significativa na qualidade dos recursos hídricos decorrente das obras foi identificada.