Descarte de resíduos é tema de palestras para mais de 200 estudantes


Em continuidade às atividades de Educação Ambiental desenvolvidas com as escolas do entorno das obras de duplicação da BR-116/RS, a Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) realizou um ciclo de palestras sobre resíduos sólidos com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior, em Turuçu. A ação aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro e contou com a presença da mascote da Gestão Ambiental (STE S.A.), o Tamanduá-mirim. Ao todo participaram 205 estudantes de 4 a 15 anos de idade. 
Consumo consciente para reduzir a geração de resíduos, diferenciar o que é material reciclado, de reaproveitamento e de rejeito, além do tempo de decomposição na natureza de produtos como vidro, metal, plástico e do pneu foram alguns dos assuntos abordados nas conversas com os alunos. Porém, para trabalhar a temática com faixas etárias tão distintas a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) utilizou diferentes abordagens pedagógicas. 
Com as turmas do pré-escolar e do 1º ano a equipe do PEA promoveu brincadeiras e contação de histórias, sempre trazendo de forma lúdica os cuidados com o meio ambiente e a importância de proteger o planeta. A partir do 2º ano a conversa foi mais descontraída e com uso de outras ferramentas como apresentação de vídeo e dinâmica de separação de resíduos.
A professora da turma do 5º ano da manhã, Margarete Brisolara Doleski elogiou a iniciativa da Gestão Ambiental e a linguagem utilizada pela equipe para conversar com as crianças e os adolescentes. “Achei o assunto adequado para o momento em que vivemos. Estamos em uma época que precisamos pensar sobre o excesso de lixo que produzimos”, comentou. Sobre a interação da equipe do DNIT/RS com os estudantes foi ressaltada pela diretora da escola, Vera Lúcia Schulz. “Os alunos gostam de participar e gostam de ver coisas novas e diferentes. Com certeza essas palestras contribuem para a formação deles”, observou.