Maio Amarelo: DNIT/RS desperta futuros motoristas sobre conduta mais segura no trânsito


Publicada em 31 de Maio de 2017

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS) – por meio da Unidade Local de Pelotas e da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (STE S.A.) – buscou a sensibilização de mais de 300 estudantes sobre uma conduta mais segura no trânsito. Palestras educativas-informativas, em apoio ao movimento “Maio Amarelo: Atenção pela Vida”, foram ministradas para alunos das séries finais do Ensino Fundamental de escolas atendidas pelo Programa de Educação Ambiental do empreendimento. 
Focada nos futuros motoristas, a ação foi realizada ao todo em cinco instituições de ensino da rede pública das cidades de Camaquã, Cristal e São Lourenço do Sul. Durante as palestras, os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos foram apresentados ao movimento mundial de prevenção de acidentes no trânsito, receberam orientações sobre as boas escolhas que podem fazer a diferença no trânsito e assistiram a um desenho animado sobre conduta perigosa nas ruas e estradas. 
O aluno do 9º ano da Escola Estadual Darcy Peixoto da Silveira, Nathanael Martins Dornelles, 14 anos, conta que em casa já recebe orientações da família sobre boas práticas na direção, como usar o cinto de segurança e respeitar o semáforo e que está ansioso para fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “O meu pai sempre me orienta e tudo que vi e ouvi aqui na palestra é o que ele sempre me fala. Eu não vejo a hora de tirar a minha carteira de motorista. Com tudo que já me disseram sei que vou ser um motorista consciente”, comparou.
A professora de Português e Inglês do Nathanael, Lorena Bartz Klug dos Santos, comentou que os jovens têm sede de saber. “Por vários dias eles vão trazer questionamentos para a sala de aula e compartilhar as ideias deles. Por isso, essas atividades com temáticas sobre trânsito com diferentes abordagens são sempre bem-vindas.” 
Cronograma
11/05/2017 – EMEF Cândido Rodrigues de Freitas – Camaquã
12/05/2017 – EMEF Marina de Godoy Netto – Camaquã
12/05/2017 – Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva – Cristal
24/05/2017 – EEEM Darcy Peixoto da Silveira – Cristal
30/05/2017 – EMEF Sady Hammes – São Lourenço do Sul