Ministério dos Transportes vistoria condições das obras de duplicação da BR-116/RS


Publicada em 10 de Maio de 2017

Durante dois dias técnicos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil vistoriaram os mais de 211 quilômetros das obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas.  A inspeção, realizada nos dias 08 e 09/05, teve o objetivo de verificar in loco as condições dos nove lotes construtivos da obra. Na oportunidade, o secretário Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário, Luciano Castro, destacou que será feito um relatório sobre a importância da continuidade dos serviços para o tráfego da rodovia.
Ele também lembrou que houve um contingenciamento muito significativo nos recursos do Ministério, mas que as perspectivas para o segundo semestre são de aumento de arrecadação, possibilitando uma revisão nos valores para o empreendimento.
Após conhecer mais de perto a realidade das obras e do impacto que ela ocasiona aos usuários da rodovia e às comunidades do entorno, o secretário comentou que está convencido de que a duplicação é fundamental para o Rio Grande do Sul. “Pretendo conversar com o ministro Maurício Quintella que é preciso priorizar esta obra de uma forma mais global”, ressaltou Castro.
Acompanhado do diretor de Infraestrutura, Euler José dos Santos, do diretor do Departamento de Programas de Transportes Terrestre e Aquaviário, Paulo Sérgio Souza, e da Coordenadora de Planejamento, Anna Karina Chaves, o secretário Castro se disse impressionado com “a falta de continuidade da obra”. “Vamos trabalhar para acelerar a parte mais burocrática para podermos avançar nas obras. Assim, esperamos sensibilizar o Governo Federal para que haja um esforço maior (na liberação de recursos) para esta obra na BR-116”, completou.
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Terrestre no Rio Grande do Sul (DNIT/RS), engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva, reforçou que a vistoria da equipe técnica do Ministério é fundamental para que seja concluída. “Dessa forma, a equipe fica conhecedora da situação da obra e da carência de recursos. Essa visita é mais eficiente do que os dados que enviamos para Brasília. Os dados visuais que vão levar, as impressões serão mais importante”, observou.
Também foram inspecionadas as obras de ampliação e melhoria da capacidade da BR-116 BR-392, o Contorno de Pelotas, e as passarelas da BR-392, em Rio Grande. Ainda acompanharam a vistoria o chefe da Unidade Local do DNIT/RS, em Pelotas, engenheiro Vladimir Casa, o engenheiro do DNIT e fiscal da obra, Henrique Otto Coelho, engenheiros das empresas de construção e da Gestão Ambiental (STE S.A.).