Buscando manter a proximidade com as comunidades vizinhas às rodovias, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disponibiliza serviços de Ouvidoria. Nas obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, moradores e comerciantes podem fazer suas manifestações por telefone ou e-mail. As ligações são gratuitas pelo 0800 60 11 116, e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira durante o horário comercial. Não é preciso identificar-se. A outra opção de contato é o envio de mensagem para ouvidoriabr116rs@ste.com.br.
Conforme o empreendimento avança, a informação é reforçada da autarquia diretamente nas residências e comércios lindeiros às atividades construtivas pela equipe de Gestão Ambiental. O objetivo é ouvir a população, relembrando a disponibilidade dos canais e a forma como devem ser utilizados.
Durante o mês de janeiro, a ação aconteceu em quatro comunidades. Em Camaquã, foram visitadas a Passo Capitão Jango, Banhado do Colégio e Getúlio Vargas. Já no município de Cristal, a Vila Cordeiro – região onde as obras de duplicação também estão em pleno andamento – foi contemplada na primeira semana de fevereiro.
“Vale lembrar que a participação das pessoas, informando como cada etapa da obra está ocorrendo, é fundamental. A meta é que tudo transcorra da melhor forma possível”, ressaltou o educador ambiental a serviço do DNIT Cauê Canabarro.