O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou a palestra "Licenciamento e Gestão Ambiental de Rodovias" para os alunos do terceiro ano do curso técnico de Controle Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Camaquã, no último dia 25. O objetivo foi contribuir para a formação dos estudantes, integrando seus conhecimentos teóricos à prática da execução de programas ambientais, como ocorre nas obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba – Pelotas).
A equipe do DNIT relacionou o tema abordado com o atual conteúdo programático dos alunos, que estão aprofundando os conhecimentos na elaboração de estudos de impacto ambiental (EIA). Nesse contexto, puderam entender melhor de que maneira a legislação federal, bem como as condicionantes, diretrizes e normativas técnicas do órgão licenciador – o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – são cumpridas nas obras da BR-116/RS.
Os futuros profissionais da área também conheceram mais sobre o Plano Básico Ambiental (PBA) do empreendimento, o qual é desdobrado em 27 programas voltados à redução de impactos negativos e à potencialização de positivos nos meios físico (proteção dos elementos naturais – solo, água e ar), biótico (referentes aos organismos vivos e aos processos vitais) e antrópico ou socioeconômico (relativos aos seres humanos e às suas atividades no meio ambiente).
De acordo com o educador ambiental a serviço da autarquia Cauê Canabarro, "a interação entre a academia e o empreendimento qualifica e retroalimenta o processo de mitigação de impactos ambientais como um todo, reduzindo erros de informação e avaliação, evitando entraves e atrasos tanto nos futuros licenciamentos quanto na execução das obras".
A parceria entre a Gestão Ambiental do DNIT com o IFSul permanece. Em outubro, está prevista a participação da autarquia na Feira de Ciências (XIII Fecic) da instituição de ensino, além da realização de atividades de educomunicação e outras palestras, que irão acontecer até o fim deste ano.