DNIT promove oficina para criação de e-book com estudantes de Tapes


Publicada em 16 de Julho de 2024

O projeto "Educomunicação e Turismo no Contexto da BR-116/RS: território, participação, natureza e cultura" – iniciado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em 2023 –, tem nova etapa sendo realizada. A equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba - Pelotas) promoveu, nos dias 9 e 10 de julho, mais uma atividade no Instituto Estadual Coronel Patrício Vieira Rodrigues, em Tapes.

Os alunos, que agora cursam o terceiro ano do ensino médio, estão elaborando um livro digital (e-book), que incluirá fotos e textos ressaltando os potenciais turísticos locais, além dos projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelos jovens.

"A ideia do e-book surgiu com a intenção de ampliar a divulgação do trabalho fotográfico [realizado na primeira fase do projeto], somando as iniciativas que envolvem sustentabilidade e meio ambiente idealizadas por esses alunos", explica o professor Max Vianna, que encabeça o projeto no Instituto.

Na primeira oficina deste novo ciclo, as quatro turmas participantes receberam orientações sobre a estruturação do livro digital, escolheram as fotos que farão parte e redigiram textos para agregar suas percepções e informações às imagens. Até a próxima reunião com a equipe do DNIT, que deve ocorrer em agosto, os estudantes organizarão as fichas técnicas dos projetos de sustentabilidade para, no encontro, discutirem os detalhes de diagramação do material.

O projeto

O "Educomunicação e Turismo no Contexto da BR-116/RS: território, participação, natureza e cultura" foi pensado para estimular nos jovens a observação e disseminação das belezas naturais e culturais do município, com vistas ao interesse turístico. Inicialmente, a fotografia foi utilizada como o instrumento pedagógico no processo.

Os estudantes receberam noções de enquadramento fotográfico com o uso de seus telefones celulares, assim como de edição de imagens. Essa fase foi concluída em dezembro do ano passado, com uma exposição, realizada na escola, de todo o material produzido.