DNIT completa a coleção “Tem bicho perto da estrada – Quatro Estações” com a chegada do inverno


Publicada em 22 de Junho de 2022

O inverno é uma estação que divide as opiniões dos que vivem, principalmente nas regiões sul e sudeste do país, mudando mais uma vez a paisagem.

Com a chegada das baixas temperaturas, muitos animais procuram abrigos para fugirem do frio, diminuindo os encontros ocasionais no entorno da rodovia. Mas, com o intuito de alertar os motoristas que trafegam pela BR-116/RS (entre Guaíba e Pelotas) que está sendo duplicada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a autarquia lança o último volume da cartilha “Tem bicho perto da estrada – Quatro Estações - Inverno”, apresentando a fauna local que vive próxima ao empreendimento. 

Com o material educativo também será disponibilizado um box (caixa) para que os colecionadores possam guardar as cartilhas.

Nesse exemplar, destacam-se o tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), animal tranquilo, de focinho longo, sempre comendo cupins e formigas; o gato-do-mato-grande (Leopardus geoffroyi), que tem o tamanho de um gato doméstico, mas é muito mais arisco;  a perdiz (Nothura maculosa), que é bem pequeninha e o macho é um verdadeiro “pai participativo”, responsável pela incubação dos ovos; a cobra-verde (Erythrolamprus poecilogyrus), um dos répteis mais encontrados, que vive perto de corpos hídricos; e o  sapinho-de-jardim (Rhinella dorbignyi), de hábitos mais terrestres, adora comer mosquinhas, aranhas e moluscos.

Sobre a cartilha “Tem bicho perto da estrada – Quatro Estações”

Para diferenciar às quatro estações do ano, cada uma das cartilhas é representada pela cor característica do período e serão apresentadas cinco espécies de animais em cada uma. Para estimular a criatividade, cada cartilha também possui cards dos animais para recortar, pintar e colar no desenho da estrada onde eles podem ser mais visualizados. Basta imprimir o material e se divertir!

Para realizar o download das cartilhas “Tem bicho perto da estrada – Quatro Estações” e mais o box (caixa), além dos demais materiais produzidos pela Gestão Ambiental, acesse gratuitamente o nosso site (http://www.br116rs.com.br/downloads).