DNIT lança cartilha “Tem bicho perto da estrada – Quatro estações - Verão”


Publicada em 05 de Janeiro de 2022

Chegou a estação mais quente do ano! No verão os dias são mais longos e a bicharada aproveita para aumentar suas atividades rotineiras, e com isso, podemos facilmente visualizar diversas espécies de animais em todos os cantos da natureza. Para quem dirige nas rodovias do nosso país a possibilidade de um encontro inusitado aumenta muito. Buscando alertar os motoristas sobre a presença desses animais próximos da rodovia, evitando atropelamentos e prevenindo acidentes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), lança o segundo volume da edição colecionável da cartilha “Tem bicho perto da estrada – Quatro estações - Verão”. 

 A equipe da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS apresenta alguns bichos bem conhecidos por circularem próximos à estrada, destacando suas características morfológicas, curiosidades e suas “habilidades especiais”. Um deles é o zorrilho, talvez o mais conhecido de todos, infelizmente de uma forma negativa, devido ao líquido malcheiroso que libera quando se defende de algum inimigo. Mas, o que muita gente não sabe é que ele adora comer serpentes e escorpiões, ajudando no controle da proliferação dessas espécies. 

 Outro animal da cartilha é a cobra-parelheira, muito conhecida pelos moradores das propriedades rurais por perseguir, de forma veloz, quem cruza o seu caminho. Já o cardeal, após ter passado um bom tempo sumido da vista de quem circula pelas estradas devido à caça ilegal, agora aparece em bandos, nos deixando encantados com sua beleza e belas melodias. Conhecido como um grande dispersor de sementes de espécies frutíferas nativas, o graxaim-do-mato também atua como “saneador ambiental”, pois come até carniça. Já a rã-manteiga é a maior da sua espécie na nossa região, além de proporcionar um canto característico e de fácil identificação, possui a pele muito lisa e escorregadia, o que dificulta seus predadores na hora de tentar capturá-la, dando origem ao seu nome. 

 Sobre a cartilha “Tem bicho perto da estrada – Quatro Estações” 

 Para diferenciar às quatro estações do ano, cada uma das cartilhas vai ser representada pela cor característica do período e serão apresentadas cinco espécies de animais. No último volume, que será o inverno, será lançado um box (caixa) para guardar todo material. Para estimular a criatividade, cada cartilha também possui cards dos animais para recortar, pintar e colar no desenho da estrada onde eles podem ser visualizados. Basta imprimir o material e se divertir! 

 Para realizar o download da cartilha “Tem bicho perto da estrada – Quatro Estações - Verão”, e de todos os outros materiais produzidos pela Gestão Ambiental, acesse gratuitamente o nosso site (http://www.br116rs.com.br/downloads).