DNIT e PRF realizam blitz educativa em Camaquã


Publicada em 20 de Agosto de 2021

Um dos pontos que destacam a importância da duplicação de uma rodovia é a segurança de quem trafega nela e da comunidade que vive no seu entorno. Com esse intuito, no dia 12/08, a equipe da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizou duas atividades nas proximidades da escola Cândido Rodrigues de Freitas, localizada na rua lateral do Lote 4, em Camaquã.
Na parte da manhã foram distribuídas histórias em quadrinhos (HQs) "Segurança no Trânsito – Conhecendo um pouco a BR-116 para os estudantes e seus familiares a fim de sensibilizar e reforçar o tema. No turno da tarde, em conjunto com os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi realizada uma blitz educativa sobre segurança de trânsito com os motoristas que circulavam pela rua lateral, nas proximidades da escola. Durante as abordagens, foram reforçadas informações sobre a sinalização presente no local e a importância de se respeitar os limites de velocidade, a fiscalização da documentação dos veículos e seus condutores, além da distribuição do material educativo.
De acordo com o chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF/RS e do Grupo de Fiscalização de Trânsito da PRF de Porto Alegre, o policial Leandro Maciel, "a violência no trânsito é uma problemática que aflige toda sociedade", destacou, reforçando que considera fundamentais quaisquer ações voltadas à educação de conscientização dos condutores.  
Segundo Maciel, mais de 90% das causas dos acidentes estão relacionadas ao comportamento do condutor, tais como excesso de velocidade, álcool e direção, ultrapassagens proibidas, o uso de celular ao volante, essa última é considerada umas das mais recorrentes na atualidade.
Para a diretora da escola Cândido Rodrigues de Freitas, Maria de Fátima, essa ação "é fundamental e de vital importância para a segurança dos estudantes, professores e toda comunidade em geral, pois são muitas pessoas que utilizam esse trajeto no entorno da escola".
A HQ "Segurança no Trânsito – Conhecendo um pouco a BR-116" e os outros materiais educativos da Gestão Ambiental da BR-116/RS podem ser acessados no link (http://www.br116rs.com.br/downloads) para download gratuito.