DNIT apresenta “Outros mamíferos silvestres” no quarto volume da cartilha Pertencer - Educação & Biodiversidade na BR-116/RS


Publicada em 09 de Dezembro de 2020

Quantas vezes cometemos diversas injustiças contra alguns animais acusando-os de determinados comportamentos ou que são responsáveis por cheiros que sentimos quando andamos na estrada? Às vezes podemos confundir os seus nomes e desconhecer se eles são nativos ou exóticos.

O quarto volume da cartilha "Pertencer - Educação & Biodiversidade na BR-116/RS – Outros mamíferos silvestres” produzida pela Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), busca apresentar alguns dos mamíferos que encontramos em abundância em todo continente e outros mais tímidos e de difícil visualização, como a mascote da Gestora Ambiental, o Tamanduá-mirim.

São apresentados os mamíferos das ordens Didelphimorphia, Rodentia, Pilosa, Cingulata e Artiodactyla, totalizando seis animais. Uma das característica bem distintas dessas espécies é o formato da boca (estrutura da mandíbula) que interfere nos seus hábitos alimentares. Além disso, são citados os hábitos alimentares, seus comportamentos, o grau de extinção, onde são encontrados e diversas curiosidades.

Também estão presentes cinco poemas do projeto “Lembranças lá de fora – poemas ambientais sobre a fauna e a flora”, além dos links para o segundo volume do Biodiversificando e as músicas da banda Os Ambientais que abordam o mesmo tema. O material será enviado virtualmente para escolas que fazem parte do entorno das obras de duplicação da BR-116/RS, além de estar disponível gratuitamente para download no http://www.br116rs.com.br/downloads