DNIT orienta trabalhadores da duplicação da BR-116/RS sobre cuidados com a saúde


Publicada em 24 de Abril de 2020

Em caráter educativo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem reforçado, neste período, as informações e orientações sobre temas relacionados à proteção e saúde aos públicos envolvidos direta e indiretamente nos empreendimentos rodoviários, como é o caso da duplicação da BR-116/RS.Com a continuidade das obras e o avanço dos serviços no trecho entre Pelotas e Guaíba/RS, os trabalhadores das construtoras estão entre os grupos prioritários da atuação do Programa de Educação Ambiental (PEA).

O PEA faz parte da Gestão Ambiental, ação desenvolvida pelo DNIT em paralelo às obras de duplicação da BR-116/RS.Além de produzir ferramentas para estes grupos prioritários, como materiais de colagem para ilustração do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e vídeo didático sobre boas práticas no ambiente de trabalho, a equipe do PEA também tem percorrido o trecho em obras. Mantendo o distanciamento necessário e evitando aglomerações, está enfatizando a importância do cuidado individual e coletivo. A utilização de máscaras e a higienização das mãos são assuntos sempre destacados.

O DNIT tem mantido contato permanente com os trabalhadores por meio de espaços virtuais, tanto enviando materiais por e-mail quanto os disponibilizando no site e na página do Facebook da Gestão Ambiental, entendendo que a educação e a busca pela conscientização são essenciais neste momento.As ações salientam também que, em 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, também é momento para reflexão sobre o assunto.