DNIT participa da II Mostra de Ciências Ambiental de Arambaré


Publicada em 17 de Junho de 2019

A apresentação da estrutura do passa-fauna por meio de fotos e vídeos serviu para que os estudantes da Escola de Municipal de Ensino Fundamental Gustavo Xavier criassem o projeto vencedor da II Mostra de Ciências Ambiental da Rede Municipal de Ensino de Arambaré/RS -"Valorizar e cuidar do meio onde vivemos", dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada no dia 05/06, no Parque Municipal de Eventos. O projeto vencedor intitulado “Preservação da fauna” foi realizado pelos estudantes do 7º ano da escola, que apresentaram aos jurados e ao público uma maquete do passa-fauna (estrutura construída sob a rodovia que permite que os animais cruzem a estrada sem o risco de serem atropelados) explicando onde as passagens foram instaladas, que animais as utilizam e a importância da conectividade entre os ambientes para as espécies. No total foram apresentados 10 projetos de quatro escolas do município.

No final do mês passado, a equipe da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba a Pelotas), empreendimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), esteve presente na escola realizando atividades de educação ambiental sobre o trabalho executado pelas equipes dos programas de fauna e flora que serviram de base para a realização do projeto vencedor.

A equipe do Programa de Educação Ambiental participou da Mostra exibindo vídeos do projeto Biodiversificando, onde foram expostas imagens das armadilhas fotográficas capturadas durante as campanhas de fauna das obras de duplicação. Animais como o mão-pelada, o gambá-de-orelha-branca e o ratão-do-banhado, puderam ser vistos no seu habitat natural. Também foram apresentadas imagens dos animais cruzando pelas passagens de fauna instaladas na rodovia. Os estudantes ainda visualizaram os animais taxidermizados (empalhados) do acervo do Museu da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel) podendo observar suas características morfológicas, como tamanho, cor e formato.