Coordenadores pedagógicos participam de oficina de educação ambiental


Publicada em 13 de Julho de 2017

Dando continuidade as suas ações junto à comunidade escolar do entorno das obras de duplicação da BR-116/RS, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Unidade Local de Pelotas, promoveu mais uma oficina sobre educação ambiental. A atividade voltada aos coordenadores pedagógicos da Prefeitura de Guaíba aconteceu no dia 5 de julho e teve a participação de 34 profissionais. 
A equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Gestão Ambiental do empreendimento (STE S.A.) apresentou como desenvolve suas ações nas escolas e comunidades próximas às obras. Foram destacados no encontro, entre outras ações, a discussão da educação ambiental enquanto legislação e as práticas e dinâmicas que podem ser executadas em sala de aula ou em grupos comunitários. Um exemplo apresentado pela equipe do PEA foi a atividade chamada “Hora do Conto”. Nesta destacou-se o uso de recursos como fantoches e a história em quadrinhos “Mirim e a Gestão Ambiental” para prender a atenção das crianças. Também foi demonstrado aos presentes como o Infoambiente (ferramenta on line que reúne fotos, documentos e mapas do empreendimento) pode complementar o trabalho em sala de aula a partir do uso dos dados disponíveis. 
A secretária Municipal de Educação de Guaíba, Virgínia Guimarães, disse que esta primeira apresentação tem o objetivo de sensibilizar e despertar os coordenadores de cada uma das 25 escolas de Ensinos Infantil e Fundamental da rede para a temática. “Queremos que a oficina seja realizada em nossa rede de escolas, mas deixaremos livre para que cada uma faça sua adesão”, comentou. 
Na avaliação da coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ana Denise Pereira da Silva, a atividade irá enriquecer as práticas em sala de aula. “Por isso convidamos primeiro todos os coordenadores pedagógicos para que assistissem a oficina. Esta é uma oportunidade para as escolas complementarem seus currículos”, finalizou.