Gestão Ambiental sensibiliza comunidade sobre prevenção de queimadas


Publicada em 14 de Dezembro de 2016

Prevenir às queimadas nas proximidades das obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, está entre as atribuições da Gestão Ambiental (STE S.A.), contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com a finalidade de sensibilizar a população lindeira à rodovia sobre os riscos de um incêndio próximo à estrada, a ação do Programa de Prevenção de Queimadas realizou na manhã desta terça-feira (13/12) na Comunidade Camburé, no município de Barra do Ribeiro, levou algumas orientações e distribuiu material informativo. 
O casal de aposentados Maria Adelaide e Zeno Cardoso considerou a ação importante, pois costuma, especialmente em períodos de tempo seco, ocorrer pequenos focos de incêndio na vegetação próxima à sua residência. “As pessoas nem sempre estão instruídas sobre o perigo que é colocar fogo no lixo. Se o capim está seco uma fagulha pode causar um incêndio grave e a fumaça, prejudicar os motoristas na estrada e matar os animais”, disse ele. “Às vezes o fogo está longe da rodovia, mas o vento pode levar a fagulha”, completou a esposa. 
A bióloga da Gestão Ambiental, Valéria Debom, destacou na conversa com os moradores que é importante avisar ao Corpo de Bombeiros a qualquer sinal de fogo. “Pois em épocas quentes, como agora, o fogo pode se espalhar rápido e tomar uma proporção muito maior”, alertou. Já a estagiária de Engenharia Ambiental e Sanitária da equipe Camila Lopes frisou que o fogo prejudica a fauna e a flora. “Por isso, precisamos estar atentos e não colocar fogo em terrenos e no lixo”, comentou.