DNIT sensibiliza colaboradores para cuidados durante o verão


Publicada em 01 de Fevereiro de 2024

Durante o mês de janeiro, as equipes das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba - Pelotas) dos Lotes 1, 2, 5, 7 e 10 receberam orientações para a realização das atividades laborais com a devida atenção à saúde, especialmente no período mais quente do ano.

Os profissionais da Gestão Ambiental a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) reforçaram a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados para a exposição ao sol, como filtro solar, camisa de manga longa, chapéu ou capacete de acordo com a atividade. A utilização desses itens previne a ocorrência de insolações, queimaduras e câncer de pele.

O papel essencial da ingestão de água, em quantidade suficiente para o bom funcionamento do organismo, também foi abordado de maneira didática. Utilizando vidros com líquidos de colorações diferentes, a equipe de Gestão Ambiental demonstrou como identificar problemas na hidratação de um indivíduo e sinais de distúrbios ou mesmo doenças conforme a cor da urina. 

Além dos assuntos voltados à saúde dos trabalhadores, foram tratados tópicos que envolvem a segurança das comunidades do entorno das áreas em obras. Foi solicitada foco na identificação de locais propícios ao acúmulo de água parada, para evitar a proliferação de ovos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e na adoção de atitudes preventivas ao desencadeamento de queimadas acidentais, nunca descartando bitucas de cigarro ou lixo em locais indevidos.