Educação Ambiental intensifica ações de sensibilização contra o Aedes aegypti


Publicada em 23 de Janeiro de 2017

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (STE S.A.), intensifica neste mês de janeiro as ações de sensibilização contra o Aedes aegypti. Transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya, o mosquito encontra no verão a estação propícia para sua proliferação devido ao aumento da temperatura e do período das chuvas. 
Com o objetivo de reforçar o trabalho de combate à espécie que é desenvolvido pelas prefeituras dos 12 municípios interceptados pelo empreendimento, entre Guaíba e Pelotas, a equipe do Programa de Educação Ambiental planejou para este mês seis ações "porta a porta". As duas primeiras, realizadas nos dias 16 e 17, focaram nos estabelecimentos comerciais próximos à rodovia. Na ocasião, foram visitados cerca de 40 comércios, entre restaurantes, postos de combustíveis, agropecuárias e mercados. “Conversamos com os responsáveis pelos locais e deixamos um cartaz com informações sobre o Aedes aegypti,” comentou a bióloga da Gestão Ambiental Thalia de Souza.
As outras quatro ações são direcionadas aos moradores de residências lindeiras e/ou próximas à BR-116/RS. A primeira delas aconteceu no dia 19, no trecho de Guaíba até Camaquã, e as demais estão programadas para os dias 23 (Camaquã a Cristal), 25 (São Lourenço do Sul a Turuçu) e 26 (Pelotas). “Nossa intenção é sensibilizar para que todos colaborem para a diminuição de focos do mosquito. Com material de apoio mostramos rapidamente como se dá o ciclo de vida do Aedes, falamos sobre algumas doenças que ele transmite e repassamos dicas de prevenção”, explica outra bióloga da equipe Valéria Debom. Em caso de chuva as atividades serão transferidas.